Personagens

Tyson

Personalidade

Tyson é um garoto com uma grande determinação que não tem medo de dizer tudo o que sente e pensa, o que geralmente o coloca em vários problemas. Ele também é muito emotivo, e sempre se preocura com o bem estar dos seus amigos, o que o leva a raiva quando um deles está prejudicado. Além de tudo, Tyson é um líder nato, em virtude de sua "personalidade sedutora" e sua grande auto-confiança. Nenhuma situação é tão arriscada para ele, que sempre as enfrenta com toda a sua coragem. Em vários casos, ele depende nada mais nada menos do que pura sorte. Seu estilo de luta é agressivo e ofensivo, colocando o ataque antes da defesa, agindo antes de pensar e improvisando nos momentos críticos.
Desde o início da série, Tyson demonstra ser muito extrovertido, animado e sincero, embora sofra alguns ataques emocionais, em geral, uma "sobrecarga" da sua confiança. Ele é conhecido pelo seu senso de humor, que se destaca na primeira temporada onde ele constantemente faz graça com os outros personagens. Contudo, seu humor aos poucos diminui, tornando-o um personagem introvertido e mais sério à respeito de ser o campeão mundial de Beyblade. A partir de V-Force, ele se torna famoso por todo o mundo e vários de seus fãs o desafiam para lutar. Muitos desses fãs são de sua escola, onde sua popularidade confronta a de Hilary, a presidente de sua classe, além de atrapalhar os professores. Seu amigo mais chegado é Kenny, mas ele também desenvolve uma relação rivalisada com Kai. Fora do assunto Beyblade, ele tem uma certa dificuldade para fazer amigos, devido à sua personalidade agressiva.
História

Passado

Tyson nasceu no Japão onde passou toda a sua vida. Sua mãe morreu quando ele tinha 4 anos e seu pai é um arqueólogo que viaja pelo mundo tentando descobrir a história das Feras-bits. Seu irmão Hiro Granger desapareceu e por isso, Tyson vive com seu avô Ryu Granger em Tokyo. Ele é muito conhecido tanto por adultos como por outros garotos pois ele passa os dias jogando Beyblade em diversos lugares de sua cidade. Ele também recebe treinamento samurai de seu avô que frequentemente o envergonha na frente dos seus amigos apontando-lhes sua espada. Dentro do dojo de seu avô há uma antiga espada fragmentada que foi passada de geração em geração na família Granger, onde Dragoon está lacrada.

 Beyblade

Tyson aparece pela primeira vez treinando artes marciais com seu avô, mas acaba se lembrando que estava atrasado para uma Beyluta contra Andrew, considerado o melhor jogador de Beyblade na área perto da casa de sua casa. Assim que ele chega no local combinado, ele se surpreende ao ver que Andrew teve sua Beyblade destruída por um garoto chamado Carlos, que vai embora dizendo que aceitaria o desafio de qualquer um. Ele e Tyson marcam de se enfrentarem ao pôr do sol, mas Andrew e vários outros garotos começam a pensar que Tyson ficou maluco pois Carlos era membro da equipe BladeSharks, uma cruel gangue de jogadores de Beyblade. Para ajudá-lo, um garoto chamado Kenny e sua Fera-bit Dizzy, lacrada em um laptop, modificam a Beyblade de Tyson. Na hora do combate, os resultados funcionam e Tyson vence a luta. Entretanto, Kai Hiwatari, o líder dos BladeSharks, aparece pessoalmente e destróia a Beyblade de Tyson com sua Dranzer. Mesmo assim, Kenny reconstrói sua Beyblade. Durante a noite, Tyson pede ajuda à Dragoon e ele é transferido da espada para sua Beyblade. No dia seguinte, Kenny é raptado pelos BladeSharks e Tyson vai resgatá-lo. Dragoon e Dranzer lutam pela primeira vez e por fim, Kai liberta Kenny. Como forma de agradecimento, Kenny decide ajudar Tyson sempre que necessário. Em um dia de treinamento, ambos conhecem Max Tate e resolvem participar do Torneio Regional de Beyblade. Após passar pelas eliminatórias, Tyson enfrenta Ray Kon. A Driger de Ray derrota Dragoon na primeira batalha, mas ela faz com que Ray perdesse a segunda devido à seu excesso de confiança. Ray entende a mensagem de sua Fera-bit e desiste na terceira luta. Posteriormente, Tyson vence as finais contra Kai. Com o torneio acabado, Tyson, Kenny, Max, Ray e Kai se juntam em um time chamado BladeBreakers para participarem do Torneio Mundial de Beyblade. A primeira parada foi na China, onde Tyson empatou com Lee na terceira batalha. Posteriormente, nos Estados Unidos, ele derrota Steve na primeira luta contra os All Starz. Na Europa, antes do torneio, Tyson consegue batalhar contra Oliver, Enrique e Robert, três dos Majestics. No torneio, ele vence Robert novamente na última luta. As finais do torneio seriam contra os Demolition Boys, a equipe da Rússia. Devido ao seu passado, Kai troca de equipe e abandona Dranzer para obter a Black Dranzer. Contudo, Tyson, Max, Ray, Kenny e as Quatro Feras Sagradas o enfretam e o fazem retornar aos BladeBreakers. No torneio, Kai perde a primeira luta e Ray vence a segunda. Era a vez de Tyson e Tala decidirem o destino das duas equipes. Todavia, ninguém esperava que Tala podesse invocar as capturadas Dranzer e Draciel para ajudar seu Wolborg. Durante a luta, Wolborg transforma a arena em um enorme iceberg sem nenhum contato com o meio exterior. Sem mais esperanças, Tyson pensa em desistir mas ele combina seu coração com o de Dragoon e este adquire força suficiente para finalizar a batalha e transformar os BladeBreakers nos campeões mundiais.

Max 

Personalidade

Ao ponto de vista de Max, a vida foi feita para se aproveitar ao máximo possível, e ele consegue ver tudo o que ela tem de bom. Seu otimismo é o que sempre lhe mantêm de pé por mais assustador que seja o momento. Desde pequeno, seu hobbie predileto é jogar Beyblade, pois ele cresceu com isso. Seu estilo de jogo se resume basicamente à sua grande defesa, atacando somente quando o inimigo estiver fraco ou com a guarda baixa. Sua ousadia, alegria e habilidades o tornam um dos personagens mais amigaveis e bem-sociaveis de toda a série. Ele também é muito brincalhão e adora assistir os momentos em que Tyson está em alguma confusão.
Na primeira temporada, Max tinha uma certa raiva de sua mãe, pois ela o subestimava e acreditava que não tinha poder suficiente para derrotar as suas TecnoFera-bits. Ele prova o contrário de tudo o que Judy dizia ao derrotar Trygle, a mais poderosa de suas TecnoFera-bits. No final da primeira temporada, ele se torna um dos campeões mundiais de Beyblade, apesar de que sua fama é menor que a de Tyson. Isso o leva a deixar o treinamento por um tempo, fazendo-o perder parte de suas habilidades, o que lhe custou muito na sua primeira batalha contra Mariam. No final de V-Force, ele e Tyson são eleitos os dois melhores jogadores de Beyblade do Japão.


Passado Nascido nos Estados Unidos, Max é filho de Judy Tate e o nome de seu pai não foi revelado na dublagem, no original é Taro Mizuhara, e é citado normalmente. Sua mãe é treinadora da maior equipe de Beyblade dos Estados Unidos, a All Starz e seu pai é dono de uma loja de peças. Por isso, Max cresceu sempre perto do tema Beyblade e começou a treinar muito cedo. Ainda criança, seus pais se separaram e Max foi morar com seu pai. Aos 11 anos (13 na versão estadunidense), Max e seu pai se mudam para o Japão mas antes disso, Max ganha de sua avó um pingente onde Draciel estava selado.

Beyblade

Max faz sua primeira aparição assistindo Tyson e Kenny tentando impedir um filhote de cachorro de se afogar. Tyson joga sua Beyblade em um tronco que passava, mas erra, enquanto Max aparece e acerta o mesmo tronco, dando ao cachorrinho um lugar para se segurar até chegar as marges do rio. Max se apresenta e os três logo ficam amigos. Tyson e Kenny são apresentados ao pai de Max e a sua loja de peças, onde o Senhor Dickenson os convidam à participar do Torneio Regional de Beyblade. Eles aceitam e Max chega as semi-finais, onde batalha contra Kai. Ele vence a primeira rodada, mas na segunda, sua Beyblade é atirada contra seu pingente, que se quebra e liberta Draciel. Max coloca o espírito dentro de sua Beyblade, e ele passa a ser sua Fera-bit. Entretanto, mesmo Draciel não era páreo para Dranzer, e Kai vence a luta. Ao fim do torneio, Max, Kai, Tyson, Ray e Kenny se unem em uma equipe chamada BladeBreakers. Os cinco partem para a China onde começaram o Torneio Mundial de Beyblade. Os oponentes eram os White Tigers. Na primeira luta, Max batalha e perde para Gary. A próxima parada era seu país natal, os Estados Unidos. Max fica muito empolgado para ver sua mãe, mas fica horrorizado ao ver que ela cria Fera-bits mecânicas em seu laboratório. Ele então desafia Emily York, uma integrante dos All Starz para provar que as Fera-bits espirituais são mais poderosas que as mecânicas. Contudo, ele perde e Judy começa a rir do filho. Max logo passa a treinar para mostrar que é mais forte do que sua mãe pensa. No torneio, a luta final é entre Max e Michael Parker, o melhor competidor dos All Starz. A princípio, Michael e seu Trygle pareciam invencíveis, até que Max vê sua mãe dizendo que já esperava esse resultado. As emoções de Max aumentam o poder de Draciel, que de acordo com o laptop de Judy, fica dezenas de vezes mais poderoso que Trygle. Ao ver seu filho vencendo a luta, Judy pede desculpas por toda a humilhação e tristeza que ela causou, e aprimora a Beyblade de Max, dando a ela uma maior defesa. Posteriormente na Europa, Max não participa de nenhuma luta. Na Rússia, Kai troca a Dranzer e os BladeBreakers pelos Demolition Boys e a Black Dranzer. Com o tempo, Max, Tyson, Ray e Kenny derrotam Kai, fazendo-o refletir seus atos e a voltar para sua antiga equipe. No dia anterior ao torneio, os Demolition Boys atacam os BladeBreakers e Spencer rouba Draciel. Apesar disso, Tyson, Ray e Kai vencem o torneio, devolvendo Draciel para Max e transformando toda a equipe nos campeões mundiais.
Kai

Personalidade

Diferentemente dos outros personagens, a personalidade de Kai muda radicalmente durante sua vida. Em sua infância, ele era feliz e simpático, mas após ser tomado por seu avô, ele é levado para a organização Biovolt, onde Boris Balkov é encarregado de fazer "lavagens cerebrais" nas crianças. Kai é passado por todos os processos de criação de "jogadores perfeitos", e se transforma em um garoto frio, arrogante, orgulhoso e insensível, importando-se somente com sigo mesmo. Contudo, parte de seus antigos sentimentos permaneceram escondidos em seu interior. A todo momento, ele aparenta saber o significado de amizade, mesmo depois de ter ficado tanto tempo sozinho.
Embora um tanto introvertido, Kai é de longe mais expressivo quando joga Beyblade, mostrando o quanto isso é importante em sua vida. No meio da primeira temporada, ele se conforma que seus parceiros o aceitam do jeito que ele é, e que juntos são uma equipe e que todos são seus amigos.

Passado

Kai nasceu na Rússia onde passou grande parte de sua infância morando com seu pai Susumo Hiwatari e seu avô, Voltaire Hiwatari. Voltaire era o dono de uma indústria de Beyblade chamada BEGA e devido ao seu enorme sucesso, obrigou Susumo a trabalhar na BEGA para ser seu sucessor. O novo trabalho o afastava cada vez mais de Kai. Quando completou 12 anos (10 anos na versão japonesa), Kai foi mandado por seu avô para a Biovolt, onde ele iria passar por um processo que lhe retiraria todos seus sentimentos para que deixasse Susumo trabalhar em paz. Pouco antes do processo, Kai recebe uma Beyblade onde a Dranzer estava selada. Ele à usa para escapar da Biovolt e destruir parte do lugar. De modo não explicado no anime ou no mangá, Kai foge para o Japão e forma uma gangue chamada Blade Sharks. Seu maior propósito era destruir Beyblades, os objetos que ele acredita terem o separado de seu pai. A fim de chamar a atenção tanto do pai quanto do avô, Kai se transforma no campeão mundial de Beyblade.

 Beyblade

Kai aparece pela primeira vez no final do primeiro episódio, destruindo as Beyblades de Carlos e Tyson. Posteriormente, ele rapta Kenny e é desafiado novamente por Tyson. Contudo, dessa vez Dragoon estava na Beyblade de Tyson, forçando Dranzer a aparecer. O Dragão e a Fênix batalham em uma luta que termina em empate. Após ver o poder de Dragoon, Kai passa a treinar para o torneio regional de Beyblade. No torneio, ele derrota Kenny e Max, mas perde nas finais para Tyson. Ao fim de tudo, ele, Tyson, Max, Ray e Kenny se juntam em uma equipe, os BladeBreakers, cujo líder é Kai. Entretanto, ele prefere por ser um reserva do grupo. Os 5 começam a jornada no torneio mundial. Na China e nos Estados Unidos, eles enfrentam os White Tigers e os All Starz, mas Kai não participa de nenhuma luta. Na Europa, a próxima equipe era os Majestics. Kai começa uma rivalidade com Johnny McGregor, pois ambos batalham com o elemento fogo. Devido à isso, os dois batalham duas vezes, Kai perde a primeira luta, no castelo de Robert Jurgen, o líder da equipe Majestics, depois, na segunda vez em que batalha com Johnny, Kai vence. Nas finais do torneio, eles foram para a Rússia onde Kai reencontra Boris. A equipe adversária era uma equipe criada pela BEGA, os Demolition Boys. Boris convence Kai a abandonar seus amigos e trocar Dranzer por sua versão negra, Black Dranzer. Ele é desafiado por sua equipe no Lago Baikal mas a Black Dranzer vence a Dragoon, Driger e Draciel. Contudo, a Dranzer é colocada na luta e o poder das quatro feras sagradas derrotou a Black Dranzer. Ao fim da luta, o lago que estava congelado se racha e Kai fica flutuando em uma placa de gelo, recusando o apoio dos outros. Depois de todos admitirem que sentem falta de Kai e que não consegueriam vencer o torneio sem ele, Kai abandona seu orgulho e foge com um helicóptero da BEGA. Ele retorna a Biovolt, onde usa a Black Dranzer para destruir novamente, grande parte do local. Kai reassumi a liderança dos BladeBreakers pouco antes das finais começarem. Na primeira luta contra os Demolition Boys, ele enfrenta Spencer. Ele perde a luta e Dranzer é capturada. Contudo, Ray e Tyson vencem as próximas lutas, dando aos BladeBreakers, o título de melhores do mundo.


Ray

Passado

Ray nasceu na China e cresceu ao lado de seus melhores amigos Lee Wong, Mariah Wong, Kevin Cheng e Gary Tan. Os cinco eram criados em um templo por um antigo mestre taoísta chamado Tao que os ensinava artes marciais e a jogar Beyblade. Conforme cresciam, os cinco formaram uma equipe chamada White Tigers e treinavam duramente pois seu líder, escolhido por Tao, ganharia Driger, o Tigre Branco Sagrado. Ao completar 12 anos (13 na versão estadunidense), Ray foi selecionado como líder dos White Tigers e guardião de Driger. Os quatro restantes concordaram que Ray seria o melhor líder, mas este resolve partir ao redor do mundo para conhecer outras pessoas e ficar mais forte. Contudo, isso causa uma certa raiva no restante da equipe, especialmente Lee, que pensava que Ray só queria Driger para depois deixá-los. Com o tempo, Lee, Mariah, Kevin e Gary ganham suas Fera-bits e treinam diariamente para poderem derrotar Ray no dia que o reencontrarem.

 Beyblade

Alguns meses após deixar a China, Ray chega ao Japão às vespéras do Torneio Regional de Beyblade. Ele chega até as semi-finais onde enfrenta Tyson. No primeiro combate, Driger destroça a Dragoon de Tyson. Por ter sido o escolhido pelo seu antigo mestre, Ray mostrava uma grande auto-confiança e se deixou levar no segundo combate, onde Dragoon aparece pessoalmente. Tudo estava empatado até que Driger pula para fora da arena, em virtude de fazer com que Ray se livrasse do seu orgulho. Antes mesmo do terceiro combate começar, Ray desiste da luta. Ao fim do torneio, ele, Tyson, Max, Kai e Kenny formam uma equipe chamada BladeBreakers para competirem juntos nos Torneios Mundiais. Os primeiros oponentes eram a equipe da China, os antigos amigos de Ray. De volta em casa, ele tem sérias dificuldades ao tentar se explicar com os White Tigers. Contudo, Mariah, que havia desenvolvido um certo sentimento por Ray é a única que consegue ouví-lo e perdoá-lo. Dias antes da competição, Ray era frequentemente atacado por Kevin. No torneio, Max perde a primeira luta contra Gary e Ray vence Mariah na segunda. O terceiro duelo termina em um empate entre Lee e Tyson. O desempate ocorreu entre Lee e Ray. Devido ao intenso treinamento, Galeon, a Fera-bit de Lee aprendeu a utilizar os ataques de todos as outras dos White Tigers, inclusive a Pata de Tigre usada por Driger. Durante o duelo, Ray tem a oportunidade de dizer a Lee o movito de sua partida e que ele estava sendo egoísta. Mesmo assim, ele pede desculpas por ter deixado os White Tigers e encerra luta mandando Galeon para fora da arena. Posteriormente, os BladeBreakers vão aos Estados Unidos onde Ray perde a segunda luta do campeonato para Eddy Wheeler. Na Europa, Ray empata na primeira batalha contra Oliver Polanski. Por último, na Rússia, Kai abandona a equipe para se juntar aos Demolition Boys. Para trazê-lo de voltar, Ray, Tyson, Max e Kenny tiveram que derrotá-lo juntos. No torneio, Kai perde a primeira luta para Spencer. A segunda luta é entre Ray e Bryan Kuznetsov. Apesar de seus esforços, Ray leva severos ataques de Bryan e Falborg, ficando à beira da morte. Quando Falborg aplica o ataque final, Driger cobre Ray com todo o seu corpo e ataca Falborg com todas as suas forças, vencendo a luta. Entretanto, Ray desmaia e é levado para um hospital. Após se recuperar, ele e os outros comemoram a vitória de Tyson sobre Tala, pois agora os BladeBreakers eram os campeões mundiais.